::: PROBLEMA COM O CARRO NO ESTACIONAMENTO 

Quando você deixa o carro num estacionamento ou entrega a chave confiante para o manobrista de um bar ou restaurante, saiba que a guarda do seu veículo passa ser de responsabilidade do estabelecimento comercial que o está recebendo, ou seja, o estacionamento ou o serviço de valet parking, respectivamente. Naquele momento, a empresa de estacionamento passa a responder pela segurança do carro, por tudo o que está dentro dele e até pelos danos causados por terceiros. Portanto, fique atento: Se o manobrista amassar o pára-choque, exija o ressarcimento do prejuízo. Para resguardar os seus direitos, faça um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Depois providencie três orçamentos como opção para o dono do estacionamento escolher. Caso ele lhe enrole e não resolva o problema, procure a Justiça Comum ou o Juizado Especial de Pequenas Causas, para danos de até quarenta salários mínimos, munido do Boletim de Ocorrência e dos orçamentos.

Se o carro for roubado no estacionamento, vá imediatamente à delegacia para registrar o caso, fazendo um Boletim de Ocorrência, mesmo que o comerciante prometa lhe dar outro veículo. Amanhã, ele pode voltar atrás no acordo e a briga deverá ser resolvida na Justiça. A sua palavra vale sempre, mas é bom armar-se de provas. Guarde a ficha do carro (aliás, só dê a chave se receber um comprovante por escrito, que você devolve ao manobrista quando o veículo lhe for entregue). Arrume uma câmera e fotografe o manobrista vestido com o uniforme do estabelecimento e o quadro onde ficam as chaves dos veículos. Não deixe nada para amanhã. Com essas provas, certamente os seus direitos serão garantidos e você resolverá mais facilmente a situação.

Detalhe: Essas providências servem também para quem está coberto pelo seguro. É preciso comprovar para o seguro que o carro foi roubado na mão de terceiros, para você não ter dor de cabeça na hora de receber o dinheiro do carro.

Nenhum restaurante é obrigado a ter manobrista, valet parking ou estacionamento mas, se ele oferece este serviço, tem que arcar com a segurança do bem do consumidor, carro, moto, bicicleta, caminhão e outros veículos (Amparo Legal: artigo 6º, inciso VI, e artigo 14, parágrafo 1º e 3º, incisos I e II, do CPDC). Existe jurisprudência no Superior Tribunal de Justiça que dá ganho de causa a consumidores que usaram estacionamentos, inclusive gratuitos, e tiveram os seus automóveis sinistrados ou roubados.

Uma dica: é sempre bom dar uma volta em torno seu veículo na hora em que você o receber do manobrista, para verificar se não existe nenhum dano. Assim você evita chegar em casa e só aí então, comprovar que seu carro foi riscado ou amassado. Não aceite propostas indecentes nesses casos, para você não perder dinheiro. Vá atrás dos seus direitos. É importante exercer a prática da cidadania.

Fonte: VOCÊ MERECE O MELHOR - GUIA DO CONSUMIDOR / Autor: CELSO RUSSOMANNO (www.celsorussomanno.com.br)

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